Pedro Cardoso

Pedro Cardoso

Workshop — FBAUP

27 de abril — 09h00

O objetivo deste workshop é iniciar os participantes na aplicação de software open source Blender* (edição 3D), com especial foco no Blender Game Engine (BGE), motor de jogo que se encontra incluído na aplicação. O BGE permite facilmente prototipar videojogos e outras aplicações interativas em ambientes 3D, recorrendo a um acessível ambiente de programação visual. Numa primeira instância e mediante demonstração, os participantes recriarão um videojogo clássico, e num segundo momento o adaptarão, aplicando os conhecimentos adquiridos explorando o potencial do software, a fim de criar uma versão alternativa funcional.

Público-alvo: Interessados e iniciantes na conceção e desenvolvimento de videojogos e ambientes virtuais 3D. Os participantes não necessitam de possuir experiência prévia com o Blender, edição 3D, ou conhecer quaisquer linguagens de programação.

Conteúdos programáticos: Introdução à interface do Blender; Introdução ao BGE, logic bricks; Physics e materials.

Designer, investigador e professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente, é estudante de doutoramento, sendo os videojogos o seu objeto de estudo, no contexto dos novos media e design de interação. Desenvolve trabalho experimental focado nesse universo, recorrendo a ferramentas como Blender, Processing, OpenFrameworks, Raspberry Pi… Tem vindo a escrever artigos sobre videojogos, interação, e tecnologias de realidade aumentada, publicados em conferências nacionais e internacionais.

Visitar Website →

Programa

Para este Encontro em 2013 queremos diversificar e abranger as quatro áreas do design (Comunicação, Moda, Produto e Multimédia) e, neste sentido, dividimos a nossa programação em atividades diurnas (workshops, masterclasses, mesas de discussão e palestras para cada área), actividades noturnas e turísticas.

Download do programa (pdf)

Optimizado para orientação vertical
(carregar para fechar)